Alinhamento e Balanceamento:

Na BH Motors, temos uma estrutura completa e profissionais capacitados para realizar a manutenção na suspensão e sistema de direção do seu carro. Realizamos avaliação, diagnostico e substituição de componentes de suspensão e direção, como amortecedores, pivôs, ponteiras de direção, articulações de setor, e muito mais, tudo com a agilidade e qualidade que você procura, utilizando sempre os melhores produtos disponíveis no mercado. Além de realizarmos venda, montagem e balanceamento de pneus.

• Verificação e ajustes de geometria, conforme especificação do fabricante
• Diagnostico de problemas
• Substituição de peças conforme necessidade
• Balanceamento conjunto roda + pneu
• Venda e montagem de pneus

Atendimento

Aprendendo um pouco sobre Alinhamento e Balanceamento:

Quando devo fazer o alinhamento?

Se você perceber que o veículo está puxando muito para a esquerda ou a direita quando estiver trafegando por uma via reta e plana com pouco vento lateral, ou se os pneus estiverem apresentando desgaste anormal, o alinhamento das rodas pode necessitar de ajustes. Portanto, você deve levar o veículo a uma oficina de boa reputação para fazer a verificação do alinhamento das rodas. É um processo simples, que pode exigir um ligeiro ajuste dos componentes da suspensão dianteira e/ou traseira. Se as rodas do seu veículo não estiverem alinhadas corretamente, isso poderá causar desgaste anormal dos pneus.
Observe que o alinhamento das rodas também pode ser chamado de alinhamento da suspensão.

Sempre providencie a verificação do alinhamento do seu veículo quando:

  • Se a roda do veículo bater em alguma coisa (por exemplo, um meio-fio ou um objeto grande na pista).
  • Você notar que os pneus estão tendo desgaste anormal ou desigual.
  • Você tiver problemas de controle do volante ou comportamento, como os seguintes:
    • O veículo puxa ou deriva para um lado.
    • O volante não retorna facilmente após uma curva.
    • O volante fica desalinhado quando você está dirigindo em uma via reta.
  • Quando você comprar um novo conjunto de pneus e quiser que durem ao máximo.
  • Quando você trocar componentes da suspensão ou direção.

Por que o alinhamento das rodas é importante?

O alinhamento das rodas pode afetar a durabilidade dos pneus. Na maioria dos veículos, o alinhamento normal é projetado para minimizar o desgaste e maximizar o conforto do motorista e passageiros. O correto alinhamento das quatro rodas reduz o desgaste dos pneus, contribui para aumentar a vida útil e o desempenho dos pneus e melhora a economia de combustível. Também melhora o comportamento e a segurança da direção por reduzir os problemas de controle do volante e estabilidade.

Por que o desalinhamento das rodas ocorre?

O desalinhamento pode ocorrer quando você bate no meio-fio ou passa por um buraco, bem como em circunstâncias mais graves, como acidentes, o que pode deixar a suspensão do veículo desalinhada. O desalinhamento também pode acontecer quando os componentes da suspensão se desgastam ou quando são trocados. Quando o alinhamento das rodas está incorreto, pode ocorrer o desgaste acelerado dos pneus, sobretudo nos ombros dos pneus, e o comportamento do veículo também pode ser prejudicado. Isso quase certamente significa que você terá de trocar pneus antes do previsto.

Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento das rodas?

As pessoas costumam confundir o alinhamento com o balanceamento das rodas. São coisas completamente diferentes. O alinhamento das rodas, ou paralelismo do eixo, como às vezes é chamado, consiste em ajustar os ângulos das rodas de modo a obedecerem às especificações do fabricante do veículo. Por outro lado, o balanceamento das rodas permite que estas girem sem causar vibrações desnecessárias.

Basta apenas um pequeno desalinhamento para criar problemas

A finalidade do alinhamento correto das rodas é proporcionar o comportamento ideal do veículo e maximizar a vida útil dos pneus.

Os principais motivos para o correto alinhamento das rodas são:

  • Pode poupar dinheiro, já que as trocas de pneus se tornam necessárias com menos frequência.
  • Seus pneus vão durar mais.
  • O comportamento do seu veículo será otimizado.
  • Seu veículo funcionará de forma mais suave, com menos resistência ao rolamento dos pneus.

Como as rodas são alinhadas?

A correção do alinhamento das rodas requer o ajuste dos ângulos da suspensão do veículo tal modo que eles tenham o grau especificado de convergência/divergência e cambagem. Os três principais ajustes que podem ser feitos em relação ao alinhamento são a cambagem, o ângulo de caster e a convergência/divergência.

Cambagem

Cambagem é o ângulo de inclinação da roda afastando-se da vertical quando visto da dianteira do veículo. Se a roda se inclinar demais, ocorrerá desgaste desigual.

  • A cambagem positiva é quando o topo da roda está inclinado para fora do veículo. O excesso de cambagem positiva faz com que os pneus se desgastem na borda ou ombro externo.
  • A cambagem negativa é quando o topo da roda está inclinado para dentro do veículo. O excesso de cambagem negativa faz com que os pneus se desgastem na borda ou ombro interno.

O ângulo de cambagem é projetado e ajustado para cada veículo com o intuito de otimizar o comportamento do pneu nas retas e nas curvas. Se houver uma diferença excessiva entre os ângulos de cambagem das rodas dianteiras, o veículo tenderá a puxar para um lado.

Convergência/divergência

A convergência/divergência identifica a direção em que os pneus estão apontando em relação à linha central do veículo. A convergência/divergência geralmente é expressa como a diferença de distância entre a dianteira e a traseira das rodas no mesmo eixo.

Os ajustes de convergência/divergência afetam as características de comportamento do veículo e sua estabilidade nas retas.

  • A convergência ocorre quando ambas as rodas de um eixo estão direcionadas para um mesmo ponto a frente do veículo. Se houver excesso de convergência, a banda de rodagem do pneu tenderá a se desgastar mais nas bordas externas. A banda de rodagem também se desgastará gerando rebarbas na borracha, que poderão ser sentidas passando-se as mãos pela banda.
  • A divergência ocorre quando as rodas de um eixo estão apontando para um mesmo ponto atrás do veículo. Se houver excesso de divergência, a banda de rodagem do pneu tenderá a se desgastar mais nas bordas internas. A banda de rodagem também se desgastará gerando rebarbas na borracha, que poderão ser sentidas passando-se as mãos pela banda.

Balanceamento dos pneus: o que devo saber?

Às vezes, quando os pneus são montados, o peso do conjunto roda + pneu não é distribuído por igual em todo o pneu.

Uma roda fica desbalanceada quando uma área fica mais pesada ou mais leve que o resto. O resultado são saltos ou trepidações, o que pode diminuir a vida útil da banda de rodagem, aumentar a vibração e causar um desgaste mecânico acentuado em seu veículo.

O balanceamento dos pneus compensa as diferenças de peso para assegurar que o peso do pneu fique balanceado. Os profissionais de pneus adicionam pesos onde necessário para contrabalançar as diferenças encontradas.

Quando devo balancear meus pneus?

Quando um pneu for trocado
Quando um peso balanceado for perdido ou retirado
Quando você comprar pneus novos
Quando efetuar uma reparação no pneu

Como as rodas são balanceadas?

Para balancear uma roda, seu mecânico usa uma máquina de balanceamento para identificar os pontos mais pesados.

Em seguida, pesos são fixados ao exterior ou interior da roda para contrabalançar as forças centrífugas que atuam nas áreas pesadas quando a roda está girando.

Algum conselho?

Se você sentir que está saltando, sacolejando ou vibrando, consulte um profissional de pneus de imediato.